5 FILMES IMPERDÍVEIS DE CHARLES CHAPLIN.

segunda-feira, julho 11, 2016

Quando eu era menor - melhor dizendo, criança, já que meço 1,58 m - acompanhava sempre a minha avó até ao banco. Na época, e por residir em uma cidade pequena, não havia senha, sendo que a fila montava-se e amontoava-se como um caracol. Com o intento de ver o tempo passar, os gerentes ligavam a TV. Com sorte, era uma daquelas em que o VHS vinha incluso - sim, estou ficando vintage! Assim, ao invés de ficarmos fadados a programação rotineira; Éramos presenteados com filmes; Dentre estes, tinha-se uma coleção maravilhosa do gênio Chaplin. Lembro de assistir a cada cena ansiosa, rindo e emocionada, e não estava só nesta experiência. De certa forma, o banco transmutara-se em um pseudo-cinema. Tudo isto graças ao charme e ao apelo geral da figura de Charles Chaplin.

Uma vez que no último dia 16/04 foi o aniversário deste cineasta e remetendo-me a esta nostalgia salutar, montei uma lista com 5 Filmes Imperdíveis de Chaplin:



Sobre o filme: Um dos melhores filmes que já assisti; Tem tudo: Romance, Risos, Emoção e Conteúdo. Conta a história de um vagabundo que se apaixona por uma florista cega. Ela, por alguma confusão, acredita que ele é um milionário. A cena final da película é perfeita, Top 10, com certeza!


Sobre o filme: O trabalho de Chaplin sempre trouxe intrinsecamente uma visão crítica da sociedade. Nesta obra a crítica é constante e direta; Vivendo dois protagonistas - o ditador baseado em Hitler e o barbeiro judeu -, trouxe uma mensagem anti-guerra e anti-preconceito DURANTE a 2.ª Guerra Mundial. Por conta deste filme Chaplin foi expulso dos Estados Unidos. A cena do discurso (leia a tradução aqui) é uma das mais famosas da história do cinema mundial.


Sobre o filme: A típica película para ser apresentada nas aulas, quando o tema é a revolução industrial. O abuso do trabalho dos operários e seus resultados físicos são mostrados com maestria e muito humor. A trama se passa através deste trabalhador de fábrica que após um surto pelo ritmo intenso de labor, acaba sendo demitido e indo parar em um hospital; Contando ainda com uma confusão de identidade e uma orfã. É deste filme a belíssima canção Smile. A cena da vez mostra justamente o trabalho na fábrica - juro que não me canso de assistir -, é hilária!


Sobre o filme: Um retrato da corrida pelo ouro Norte-Americana, mostra a busca do vagabundo pela sorte e boa vida no Alasca. Contudo, a realidade é completamente diferente do sonho. O gif que faz parte da postagem é deste filme, da famosa e infame cena de "ballet" com as batatas... Lovely!


Sobre o filme: A película conta a história de um vagabundo que encontra um bebê abandonado pela mãe em uma lata de lixo. Tendo pouco, mas, um bom coração, acaba adotando o pequeno. Cinco anos mais tarde, ele acaba descobrindo que a mãe deste garoto agora é famosa. Desta forma, tenta devolver - a todo o custo - o menino a ela. Como se trata de um filme de domínio público, incluí ele em sua totalidade.

Se você ainda não assistiu alguma destas obras magníficas, 
Sinta-se intimado!


Por Karla Hack


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook