10 lugares surreais na América Latina!

quinta-feira, junho 16, 2016

A maioria das pessoas costuma se preocupar mais em conhecer o exterior do que explorar seus próprios países ou continente, afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde. Mas poucos sabem que a América Latina é uma ótima opção para conhecer um pouco de tudo, inclusive lugares surreais, daqueles que deixam todo mundo de queixo caído.
A natureza é a grande responsável por deixar os seres humanos assim, bobos com sua tamanha beleza. Destinos exóticos costumam ter o acesso um tanto difícil, mas todos os esforços valem a pena para desbravar os recursos naturais que a mãe Terra nos dá de presente e gratuitamente.
Entre parques, cachoeiras, desertos, oásis, geleiras, cavernas e cânions, dá para encontrar lugares deslumbrantes que, por sorte, não sofreram tanta intervenção do homem, e muitos deles ficam no Brasil.
1. Lençóis Maranhenses, Maranhão
Um dos lugares mais famosos mundo afora, Lençóis continua impressionando. O ponto mais conhecido e entre os mais incríveis é a Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro. A areia fina e leve passa por alterações por conta dos ventos fortes, alterando a paisagem, que fica em constante mudança.
Santo Amaro
O maior deserto de sal do mundo está bem aqui, do ladinho do Brasil. O salar boliviano é bastante fotogênico, pois quando o tempo está bom, o céu acaba refletindo no chão, dando a impressão de que se está “no meio do nada”, num infinito onde não sabe onde começa o céu e onde começa a superfície.
Salar
3. Deserto Ica, Peru
Um oásis é formado em meio às dunas de Huacachina, a 310 km de Lima. O vale fértil é conhecido por dar origem ao Pisco, famosa iguaria peruana, além de ter bastante infraestrutura para os turistas. Dá para passar uns dias por lá, andar de buggy e praticar sandboard.
Ica2
4. Monte Roraima, Roraima
Bem na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, o Monte Roraima fica em Uiramutã, extremo norte do país. Este é não só um dos lugares mais antigos do planeta, formado há cerca de 2 bilhões de anos, como também um destino turístico impressionante para aventureiros. São 2.700 metros de altitude e 15 km de comprimento, rodeado por vales, rochas, rios e cachoeiras de tirar o fôlego. Uma sequência de piscinas naturais chamadas Jacuzzis, com cristais no fundo, é um dos trechos mais bonitos do local.
monte-roraimaMonteRoraima
5. Glaciar Perito Moreno/El Calafate, Argentina
Com um cenário deslumbrante, a geleira de Perito Moreno, próximo a cidade de El Calafate, tem 250 km2 de superfície e 30 km de extensão, sendo a maior reserva de água doce do mundo. O acesso até o local é uma aventura e tanto, recheada de paisagens inesquecíveis da Patagônia Argentina.
Perito MorenoEl Calafate
6. Wiñay Wayna, Peru
Embora Machu Picchu seja a menina dos olhos em Peru, há muito mais a se explorar nesta região. Wiñay Wayna fica na trilha inca que leva até o local e costuma ser usada como acampamento. O local é também um ponto para se observar ruínas incas, de onde se observa o rio Urubamba.
peru-winay-wayna-inca-trail-2
7. Cavernas de Mármore, Chile
No meio do lago General Carrera está a Capilla de Mármol, capela de mármore que mescla as cores azul e cinza, formando um belo cenário junto com a água turquesa. A formação rochosa inclui túneis, pulares e caves de carbonato de cálcio formada pela ação de ondas nos últimos 6 mil anos, durante a era glacial da Patagônia Chilena.
capilla15Chile
8. Praia de Morro Branco em Beberibe, Ceará
A areia de várias colorações da Praia de Morro Branco é utilizada para silicografia, arte feita dentro de garrafas, e serve de cenário para fotos impressionantes. As falésias vermelhas, cheias de labirintos, também já apareceu na TV muitas vezes, como na novela “Final Feliz” e no programa “No Limite”. Do topo do morro, um pôr-do-sol maravilhoso. Vale a pena esticar o passeio até a tranquila Lagoa do Uruaú.
morro brancoPraia do Morro Branco
8. Delta do Parnaíba, Piauí
Em meio a Chapada das Mangabeiras, a 365 km de Teresina, está o Delta do Paraíba, o único das Américas que deságua em mar aberto. A região cria 73 ilhas em 2.700 km², espalhando iguapés, manguezais, restingas e praias que só o Nordeste brasileiro tem. Além da vegetação rasteira, a fauna também ganha destaque com a presença de jacarés do papo amarelo, caranguejos-uçá, garças e macacos-prego.




Delta do Parnaíba2
Delta do Parnaíba
9. Gruta da Pratinha na Chapada da Diamantina, Bahia
A Chapada da Diamantina tem tantas belezas, que é difícil selecionar uma para a lista. Um dos lugares mais incríveis é a Gruta da Pratinha, com suas águas intensamente azuis e transparentes, que fica dentro da Fazenda Pratinha. Outro ponto alto do passeio é a Gruta Azul, um lago translúcido onde não se pode mergulhar por conta da profundidade, que chega a 70 metros. O local fica ainda mais bonito entre 14h e 15h, quando o sol entra por meio de uma abertura na rocha.
Gruta-da-Pratinha
Pratinha
Em Canindé do São Francisco, cidadezinha simpática, o grande atrativo é o cânion do Complexo Turístico de Xingó, entre Sergipe, Alagoas e Bahia. Formado por um vale de 170 metros de profundidade, o cânion tem 65 km de extensão, onde os turistas percorrem de barco entre as rochas de granito avermelhado e cinza. A paisagem rústica do passeio chega até a Gruta do Talhado, um dos lugares mais belos da região.
Xingócanion xinho

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook