6 Tendências para a criação e gestão de marcas

quarta-feira, dezembro 02, 2015

Deste modo quando criamos uma identidade visual não podemos apenas desenvolver o projeto sem nos interessarmos da realidade exterior. Nenhuma marca deve de ser desenvolvida sem ter por base umametodologia projectual.
O designer muitas das vezes para além do naming, tem ainda de criar toda a identidade coorporativa, tem de saber posicionar e direccionar a marca, não só a nível do marketing como a nível de relações públicas, publicidade…etc. A esta corrente que mistura todas estas disciplinas e interliga a estratégia com a criatividade dá-se o nome de “Design Global”.
Segundo Joan Costa, uma marca deixa de ser apenas um nome traduzido visualmente em forma de logótipo ou símbolo e passa a ser um conjunto de estratégias de comunicação coordenadas. Baseadas nesta ideia são 6 as grandes tendências referidas pelo autor que actualmente caracterizam a estratégia criativa/gestão da marca.
1 – Simplicidade formal – pregnância – capacidade que o cérebro tem de interpretar formas, associar e memorizar). Tanto o naming (marca verbal) como o gráfico (marca visual) devem de ser simples.
2 – Abstracção (maior polissemia) – poli – “muitos”, sema – “significados” – quando uma determinada expressão ou palavra adquire um novo sentido para além do seu sentido original, mantendo uma relação entre ambos. A abstracção, oposta ao figurativo é mais polissémica quer na marca verbal quer na visual.
3 – Globalidade – a supermarca de hoje engloba vários produtos e serviços.
A estas três tendências acima referidas associamos mais três relacionadas com as estratégias de gestão:
4 – Imagem de Marca – hoje planeia-se a imagem mental ou o que se quer que a imagem signifique para o público. A imagem é definida antes da forma isto é, primeiro estudamos quais as sensações, as emoções e o valor da marca e só depois se concebe o design gráfico da identidade (logótipo, símbolo, cores, tipografia). Esta estratégia reforça a ideia que uma marca vale sempre aquilo que significa.
5 – Experiência Emocional – esta tendência está ligada à anterior e baseia-se no facto de a funcionalidade dos produtos/serviços não ser o suficiente para motivar e cativar o público. Com a experiência emocional, a apple não vende apenas um mp3 mas sim uma experiência emocional que posiciona o público num determinado patamar. O publico move-se mais por emoções do que por razões e o storytelling é fundamental!
6- Legitimação social – É uma tendência crescente imposta pelas exigências sociais, a marca cumpre as leis, tem conduta ética e moral e patrocina causas sociais nobres. Os midia aqui também têm um papel fundamental (ou não), para que ajudem a propagar as notícias que “nem sempre” são positivas para a marca. As redes sociais assumem também um papel cada vez mais importante, pois permitem um contacto directo e diário com o público.
O desenvolvimento crescente das empresas de serviços, a explosão dos meios de comunicação, a internet, a tecnologia digital, as redes sociais e a cada vez maior competitividade comercial têm vindo a provocar mudanças radicais na vida das marcas, e nós designers temos de estar cientes disso!
Deixo-vos um video que pode ser interessante no âmbito da criação de marcas.

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